MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Bebê engasgado é salvo com ajuda de policiais militares em Renascença

por Evandro Artuzzi em 26 de Fevereiro de 2018 13:07
por Evandro Artuzzi em 26 de Fevereiro de 2018 13:07

Soldado Petry durante procedimento de heimlich, para reanimação do bebê. Foto: Divulgação PM

Um bebê de 30 dias foi salvo com ajuda de policiais militares na noite deste domingo (25) em Renascença, no Sudoeste do Estado. A criança estava engasgada e foi levada pela família até o Centro de Saúde, porém como o médico estava em outro atendimento, os soldados Petry e Barreto, da Polícia Militar, iniciaram os procedimentos de primeiros socorros, realizando a conhecida manobra de heimlich, que é o método pré-hospitalizar de desobstrução das vias áreas. Em poucos minutos, o bebê começou a vomitar, apresentando sinais vitais.

Enquanto prestavam socorro, o SAMU de Francisco Beltrão foi informado e encaminhou uma equipe para Renascença. Porém, como a situação era de gravidade, os policiais resolveram encontrar a ambulância e, ao chegar em Marmeleiro, optaram pelo atendimento no hospital Nossa Senhora das Graças, onde plantonistas deram sequência aos procedimentos de salvamento. Logo em seguida, a família e os policiais receberam a informação que a criança estava fora de perigo.

Em entrevista à Rádio Onda Sul FM, o soldado Petry contou como foi a ocorrência e disse estar extremamente satisfeito por ter conseguido, junto com o colega, salvar a vida do bebê. Segundo ele, essa não é primeira a vez que salva uma criança. “Ano passado colaborei no salvamento de um bebê em Francisco Beltrão, quando contei com a ajuda de minha colega Soldado Edivane. Fizemos também a manobra até a chegada do Siate”, disse. O policial lembra que aprendeu a manobra durante a escola de formação, o que tem sido muito útil em seu dia a dia. “É muito bom poder ajudar as pessoas, principalmente quando se trata de uma criança, alguém que tem toda a vida pela frente”, frisou.

Vídeo do procedimento de salvamento, com imagens da Polícia Militar

Compartilhar