Associação Brasileira de Criadores de Raças Crioulas estará na Expopalmas

por Ivan Cezar Fochzato em 24 de setembro de 2018 16:51
por Ivan Cezar Fochzato em 24 de setembro de 2018 16:51

Membros da  Associação Brasileira de Criadores de Bovinos de Raças Crioulas estarão em Palmas, de 27 a 30 de setembro, participando das atividades da pecuária da XXIII Expopalmas.  O evento terá exposição e comercialização de bovinos das raças Caracu, Hereford Braford, Holandesa & Jersey; de cavalo crioulo e ovinos.

Em nível de Brasil, além do Caracu, há outras raças que são consideradas crioulas , tais como, o gado Franqueiro, no Sul; Lajeano no Planalto Catarinense, Pantaneiro na região do Pantanal mato-grossense; e o Pé Duro, no Nordeste Brasileiro.

Conforme Pesquisa da Agropecuária Brasileira, a origem do Gado Crioulo, possivelmente é dos antigos bovinos Hamíticos, caracterizados por chifres longos, domesticados no Egito há aproximadamente 4000 anos a.C., e introduzidos no sul da Espanha, procedentes da África do Norte.

AGRONEGÓCIO NA EXPOPALMAS

Diversas atividades técnicas direcionadas ao setor pecuário pecuária serão realizadas durante os dias do evento. A recepção e inscrição dos expositores para palestras, acontecem na sexta-feira (28), no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori a partir das 07h45.

Na sequencia será ministrada palestras com técnicos do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que abordarão  sobre o registro genealógico, atualização de legislação e avanços de programas de avaliação genética, aplicados na pecuária de corte.

Em seguida, às 10h40, já no Parque de Exposição Pé Vermelho, acontece a mesa redonda e painel de raças Crioulas. No início da tarde ocorre a prática de reciclagem de técnicos e painel de raças Crioulas. A partir das 16h00 será realizado o julgamento de animais da raça Caracu. As 20h00 do mesmo dia acontece o Leilão Nacional da raça Caracu, através da Rural Business e Central do Leilão, com transmissão pelo Canal do Boi. Serão apresentados 100 reprodutores e 100 matrizes.

No sábado (29), as atividades do agronegócio iniciam as 08h15 com o julgamento da raça Caracu e, no período da tarde, uma mesa redonda com técnicos. Na sequencia, os julgamentos de animais de argola e comuns das raças Hereford & Braford. Os criadores recebem orientações em palestra no Centro Cultural com o Dr. Cristiano Pitta do IFPR sobre manejo de pastagens.

Domingo(30) inicia o julgamento das raças Holandesa e Jersey e a partir das 14h00 o publico poderá acompanhar o Feira de Gado Geral. Todas as atividades relacionadas ao Agronegócio terão entrada franca.

 

Compartilhar