Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Apresentados projetos para desenvolvimento do Sudoeste do PR

por Ivan Cezar Fochzato em 9 de Março de 2018 10:45
por Ivan Cezar Fochzato em 9 de Março de 2018 10:45
Esta matéria utiliza fontes de: Assessoria de Imprensa/Sebrae/PR

O encontro reuniu 150 lideranças das regiões Sul e Sudoeste do PR

Projetos para o Desenvolvimento do Sudoeste do Estado foram apresentados na sede do SEBRAE/PR, em Pato Branco, nesta semana. Participaram representantes de 25 municípios e de 36 entidades que conheceram as propostas elaboradas pelos 28 integrantes do Programa Sebrae de Liderança – Escola de Desenvolvimento de Líderes, concluído em dezembro passado.

A iniciativa teve a parceria da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, com apoio da Fecomércio PR, Faciap e Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

O Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas(MPEs) do Território Sudoeste, que trabalha de forma voluntária, reúne representantes de Chopinzinho, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mariópolis, Palmas e Pato Branco. Foram apresentados projetos em cinco áreas: Inovação e Tecnologia; Associativismo e Crédito; Simplificação e Desburocratização; Compras Governamentais; e Educação Empreendedora.

O presidente do Comitê, Carlos Manfroi, empresário que atua no setor de Tecnologia da Informação, elogiou a ação e ao reconhecer o trabalho das lideranças, salientou que são pessoas interessadas no desenvolvimento regional e que proporcionaram debates inteligentes e produtivos.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, lembrou que foram mais de 60 horas de capacitação, de julho a dezembro de 2017. O mesmo programa foi realizado no Território Iguaçu,que abrange os municípios da Associação dos Municípios do Sul Paranaense.(Amsulpar).

Para o presidente da Cacispar, Jair Divino dos Santos, pontuou que a região precisa de pessoas atuantes. Já O presidente da Agência de Desenvolvimento, Luis Carlos Peretti, seguiu o mesmo discurso e destacou que a comunidade sudoestina está diante de um grande desafio de fazer com que as lideranças assumam compromissos e conduzam os processos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Palmas, Fabíola Lazzaretti Delavy, integrou o grupo que trabalhou nos temas Simplificação e Desburocratização. Ela conta que duas das propostas apresentadas à comunidade já estão sendo implantadas em Palmas: Minha Cidade Meu Negócio e o Centro Empresarial.

Compartilhar