ANEEL publica procedimentos para novas PCHs na região

por Ivan Cezar Fochzato em 14 de Março de 2019 15:58
por Ivan Cezar Fochzato em 14 de Março de 2019 15:58

Por Lucas Moraes – A Agência Nacional de Energia Elétrica publicou no Diário Oficial da União uma resolução e um despacho relativos a dois novos projetos de geração hidráulica. Os empreendimentos estão previstos para os municípios de Coronel Domingos Soares, Mangueirinha e Palmas, através da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas.

A PCH Forquilha, no rio Marrecas em Mangueirinha, terá capacidade para 5,5 megawatts e recebeu da agência reguladora a autorização para declaração de utilidade pública das áreas necessárias para sua implantação. A Resolução autorizou a Hidrelétrica Forquilha, a implantar e explorar sob o regime de Produção independente de Energia (PIE), pelo prazo de 35 anos.

O outro processo trata da PCH Rancho Grande, com capacidade de 20,5 megawatts, a ser construída no rio Chopim entre os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares. A ANEEL registrou a adequabilidade aos estudos de inventário e ao uso do potencial hidráulico.

Os procedimentos fazem parte da tramitação para obtenção de licenciamentos que garantirão futuras implantações das PCHs.

Compartilhar