Alunos de Beltrão aprendem sobre meio ambiente em ônibus itinerante

por Evandro Artuzzi em 25 de julho de 2018 14:14
por Evandro Artuzzi em 25 de julho de 2018 14:14
Esta matéria utiliza fontes de: Redação com assessoria

Maquetes mostram o ciclo da água do rio ao rio. Foto de divulgação

O ônibus de educação ambiental da Sanepar, o EcoExpresso, estará em Francisco Beltrão para percorrer cinco escolas, entre os dias 1º e 3 de agosto. Nestes dias, os alunos das redes pública e particular poderão conhecer o caminho que a água percorre desde a captação – passando pelo tratamento e distribuição – até retornar ao rio, em forma de esgoto tratado.

O veículo, que funciona desde 2014, possui uma grande e detalhada maquete na parte interna que permite visualizar a água desde a captação em mananciais superficiais ou subterrâneos até o tratamento que é feito antes de chegar às casas. O ônibus traz, ainda, elementos para o aprendizado sobre mata ciliar, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos urbanos e energias renováveis, como a energia produzida a partir de estação de tratamento de esgoto.

No espaço, ainda estão representados os processos de geração de energia a partir do gás metano e a destinação do lodo do esgoto tratado para a agricultura. Podem entrar no ônibus até 25 pessoas por vez. O veículo tem elevador de acesso para cadeirantes.

 O Ecoexpresso estará no Colégio Estadual Beatriz Biavatti, que fica na Rua Elias Scalco 989, de manhã e à tarde do dia 1º de agosto e no período da manhã do dia 2. Na tarde de quinta-feira (2), será a vez da Escola Municipal São Cristóvão, Rua Romeu Lauro Werlang n°2414 – Bairro Industrial. E, na sexta-feira (3), quem recebe o ônibus são os colégios Águia, localizado na Rua Antônio Carneiro Neto, e o Alfa, que fica na Rua Brasília, 660. Em agosto, o ônibus ainda fica na Região Sudoeste para atender Flor da Serra do Sul e Capanema.

Compartilhar