MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Programa “Olhar para o Futuro” forma alunos em Rio Bonito do Iguaçu

por Evandro Carlos Artuzzi em 5 de dezembro de 2018 6:27
por Evandro Carlos Artuzzi em 5 de dezembro de 2018 6:27

Alunos do 5º ano da Escola Municipal do Campo Alfredo Rosa, na comunidade de Linha Rosa em Rio Bonito do Iguaçu receberam certificador de conclusão do Programa “Olhar Para o Futuro”, desenvolvido em parceria entre Cresol, a direção de escola e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

O evento contou com a participação dos pais dos alunos, da representante da Cresol em Laranjeiras do Sul, Ana Maria Boaroli, do coordenador de marketing da Cresol Vale das Águas, Emerson Rodrigo dos Santos; da diretora da Escola, Wânia Bortuluzzi, professora Vania Zanelatto – que coordenou a turma durante o curso; professora Zenilda Deleira, agente de formação infantil da Cresol e da professora Ivanir, coordenadora pedagógica da Escola Alfredo Rosa.

Representando a Secretaria Municipal de Educação a professora Katia Ramos, da coordenação pedagógica e as funcionárias da Educação, Rosangela Roani e Maria Luci. A secretária Fernanda Santi não pode se fazer presente devido estar em viagem acompanhando seu filho para tratamento de saúde.

Foram 17 alunos que receberam seus diplomas após desenvolverem durante o ano todo atividades educativas relacionadas ao cooperativismo, bem como o projeto de viveiros para criação de mudas que depois de crescidas, serão trocadas com colegas de outras escolas. Também eles tiveram oportunidade de conhecer e perto como funciona a rotina de uma agência de cooperativa de crédito.

O Programa “Olhar para o Futuro” é desenvolvido há 5 anos pela Cresol “Vale das Águas” em parceria com escolas municipais de vários municípios qual abrange as agências cooperadas.

“Este é um programa do cooperativismo solidário e através da cooperativa Cresol em convênio com escolas municipais do campo e da cidade, através do apoio da Secretaria municipal de Educação, tudo ocorre bem e foi bem aderido pelas diretoras e alunos das escolas”, explica Zenilda Deleira.

 

Além dos 17 alunos que receberam os diplomas neste ano, no próximo dia 11 de dezembro será a vez de 67 alunos das três turmas do 5º ano do Cerbi serem agraciados com a certificação. “O programa desenvolve o cooperativismo na escola onde alunos do 5º ano passaram o ano todo fazendo atividades e montaram um projeto do viveiro”, diz Eemerson Rodrigo, coordenador de marketing.  “Precisamos de um meio ambiente mais compacto com menos veneno e esse tipo de conscientização que estamos construindo com essas crianças. Todo esse trabalho também promove que no futuro eles não precisem sair do campo, deixar suas raízes e morar na cidade para tentar uma vida melhor. Hoje temos tecnologia que ajuda na agricultura de forma sustentável”, reitera.

Emerson ainda agradece o apoio que a Prefeitura Municipal cede ao projeto. “O prefeito Ademir Fagundes é um grande parceiro e sempre colocou a Secretaria Municipal de Educação à disposição do projeto nas escolas”.

Fotos: Dennis Migliorini/Assessoria prefeitura RBI

Compartilhar