16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado completa 121 anos

por Redação RBJ em 2 de Março de 2015 12:54
por Redação RBJ em 2 de Março de 2015 12:54

Uma grande festa marcou as comemorações dos 121 anos do 16ª Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro, que tem sua sede em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado. O evento festivo foi no sábado (28) a noite e contou com a presença de autoridades civis, militares, personalidades políticas e ex – militares da unidade. O 16º Esquadrão de Cavalaria, atualmente comandando pelo Major Carlos Eduardo Gonçalves de Ramos, surgiu em 1894 como 13º Regimento de Cavalaria.

A origem foi em São Paulo (SP), passando por Curitiba (PR), Castro (PR) e Passo Fundo (RS). Em Francisco Beltrão está instalado desde o ano de 2000. Entre os momentos mais importantes de sua história, participou de operações na região do Contestado, em Santa Catarina; Em Itararé combateu revoltosos em São Paulo (SP) e integrou as forças legalistas. Também esteve presente na 2ª Guerra Mundial, com o envio do maior número de voluntários, o que rendeu elogios a unidade.

Na região Sudoeste, a missão principal do Esquadrão tem sido defender a fronteira entre Brasil e Argentina, inclusive apoiando ações das forças de segurança locais que também agem na fronteira. A unidade também está bastante presente nas ações da comunidade, prestando auxílio em grandes eventos promovidos por entidades de classe, além de auxiliar a prefeitura e o Corpo de Bombeiros em ações de Defesa Civil em casos de emergência como, por exemplo, em caso de enchente.

O atual comandante declarou orgulho por poder fazer parte do Esquadrão e de sua história. Quem também lembra da história e teceu elogios ao Exército e seu papel junto a sociedade Beltronense foi o Sargento aposentado José Alevino de Paula, mais conhecido por Sargento Bichinho, que durante 25 anos prestou serviço ao Exército.

O prefeito Cantelmo Neto aproveitou a cerimônia festiva para elogiar as ações desenvolvidas pelo Exército em Francisco Beltrão e região, fazendo referência principalmente ao trabalho de auxílio nos casos de enchentes. Após a solenidade oficial, os convidados foram recepcionados no Campo de Futebol do Esquadrão onde foi servido um jantar comemorativo.

Fotos:Reprodução Rede Massa/SBT

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar