UTFPR campus de Francisco Beltrão completa 10 anos

por Francione Pruch em 5 de Março de 2018 12:47
por Francione Pruch em 5 de Março de 2018 12:47

UTFPR Beltrão 10 anos

Hoej (03) a UTFPR de Francisco Beltrão completa 10 anos de atividades no município. Uma programação para comemorar a data está programa para acontece este ano.

Posted by Rádio Onda Sul FM on Saturday, March 3, 2018

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Francisco Beltrão, completou no último sábado (03), 10 anos de atividades. A unidade oferta quatro cursos de graduação, sendo Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática. Todos os semestres são disponibilizados 176 vagas.

“A história da universidade em Francisco Beltrão nesses 10 anos é muito bonita, de muita luta, conquistas e que ainda não terminou. Mas olhando para trás, vendo a universidade quando iniciou suas atividades em janeiro de 2008, quando os primeiros servidores chegaram para iniciar suas atividades e nós iniciamos com duas turmas de 25 alunos e 14 servidores. Hoje saber que temos aproximadamente 150 servidores e quase mil alunos, realmente esta história nos satisfaz”. Comenta o Diretor Geral Professor Alexandre da Trindade Alfaro.

UTFPR de Francisco Beltrão / Foto: Assessoria

A UTFPR possui aproximadamente 900 alunos de graduação e já entregou o diploma para mais de 130 egressos. Durante a graduação os alunos da universidade têm diversas oportunidades, como a Iniciação Científica (IC), que tem como um dos objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre os estudantes. Atualmente 73 alunos estão vinculados a projetos de IC.

A unidade recebe alunos do sudoeste e também de estados distantes, como do norte do país. “A universidade há alguns anos aderiu ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) possibilita que nós tenhamos universitários de todos os estados do país. Temos alunos do norte, nordeste, centro-oeste que estão presentes”.

Dentre os desafios da universidade, uma delas é a criação de novos cursos. “Os desafios desse momento são a ampliação dos cursos de graduação. Contamos com quatro cursos de graduação e dois de mestrado. A vinda de novos cursos acaba potencializando muito o campus, o município. Em 2013 já protocolamos no Ministério da Educação mais três cursos, todos na área de engenharias, possibilitando o ter aproximadamente 1 mil e 200 alunos”.

Durante o ano a universidade vai realizar vários eventos para celebrar a data. Já tem programado uma Mostra Fotográfica itinerante relatando em imagens o dia a dia do câmpus. O lançamento acontecerá no estande externo da UTFPR na Expobel, no dia 15 de março, às 18h e deverá passar por importantes pontos do município. Ainda no dia 15 haverá uma cerimônia no anfiteatro da universidade com homenagem aos seis servidores que deram início ao câmpus e que continuam trabalhando na instituição.

 

História

O câmpus Francisco Beltrão surgiu a partir da incorporação da estrutura física do Centro de Educação de Nível Técnico do município (Texcel) à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ainda no ano de 2006. Sua inauguração foi no dia 03 de março de 2008.

O primeiro curso a ser implantado, no início de 2008, foi Tecnologia em Alimentos. Em 2009 teve início o curso de Engenharia Ambiental e no segundo semestre de 2011 o curso de Licenciatura em Informática. Em 2013, o Câmpus recebeu autorização do Ministério da Educação, para ofertar o curso de Engenharia Química. No ano de 2014 o curso de Tecnologia em Alimentos foi transformado em Engenharia de Alimentos.

 

 

Compartilhar