UNICEF estará presente em seminário educacional em Abelardo Luz

por Guilherme Zimermann em 12 de Abril de 2018 9:54
por Guilherme Zimermann em 12 de Abril de 2018 9:54
Abelardo Luz

O Campus Abelardo Luz do Instituto Federal Catarinense (IFC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promove no próximo dia 19, na Câmara de Vereadores do município abelardense, a partir das 13h30, o seminário “Qualidade Social da Educação: Desafios Contemporâneos e Protagonismo Local dos Diferentes Atores”.

Entre os temas que serão discutidos estão a plataforma Busca Ativa, um ferramenta gratuita que objetiva ajudar os Sistemas de Ensino, a Assistência Social dos Municípios e o Ministério Público a combater a exclusão escolar, e os desafios da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver no decorrer das etapas e modalidades da Educação Básica.

O seminário destina-se, principalmente, a professores, membros do Ministério Público, Conselho Tutelar e Assistência Social.

Entre os palestrantes convidados está o Chefe da Área de Educação do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Ítalo Dutra, que abordará a utilização da plataforma Busca Ativa Escolar. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2006, possui Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação UFRGS (1995) e mestrado em Matemática pela mesma instituição (1998).

Foi Coordenador Geral e Diretor de Ensino Fundamental, da Diretoria de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação entre 2013 e 2016.

Desde 2003 atua como pesquisador colaborador do Institute for Human and Machine Cognition. Está licenciado do cargo de professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e atualmente  trabalha na chefia da Área de Educação do UNICEF.

Para falar sobre o “Desafio da Implantação da BNCC no Contexto do Território”, foi convidado o doutor em Filosofia e docente da Universidade Federal do Fronteira Sul (UFFS), Élsio Corá.

Graduado e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e doutor pela PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), foi Diretor de Políticas de Graduação da UFFS entre 2010 e 2015. No Ministério da Educação, foi Coordenador Geral do Ensino Fundamental de 2015 a 2016. Tem atuado, principalmente, nas temáticas de Hermenêutica, Ética, Formação de Professores, Educação Integral e da própria Base Nacional Comum Curricular.

Compartilhar