MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Projetos de leitura movimentam a programação do Departamento de Cultura

por Francione Pruch em 16 de Abril de 2018 16:22
por Francione Pruch em 16 de Abril de 2018 16:22
Esta matéria utiliza fontes de: Assessoria

Foto: Assessoria

No dia 23 de abril, celebra-se o Dia do Livro. Em Pato Branco, três projetos voltados à leitura movimentarão a programação organizada pelo Departamento Municipal de Cultura neste mês. O primeiro será realizado de 18 a 20 de abril, em mais uma edição do projeto Livro Ação. O tema principal será a obra da escritora brasileira Ana Maria Machado, reconhecida internacionalmente pelos seus livros infantojuvenis.

Haverá exposições, sessões de filme, peças teatrais, noite de autógrafos com escritores pato-branquenses, entre outras atrações. As atividades acontecerão na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun, na Galeria de Artes Maria Genoveva Argenton e no Teatro Municipal Naura Rigon.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, evidencia a escolha pela obra de Ana Maria Machado. “Levamos em conta a grande procura pelos seus livros na Biblioteca Municipal, bem como os temas sociais abordados por ela, como igualdade, respeito e inclusão. Também por ela fazer parte da Academia Brasileira de Letras”, destaca Eliane.

A participação é gratuita e a programação completa do Livro Ação 2018 pode ser conferida em: http://www.patobranco.pr.gov.br/livroacao.

 

Hora Literária

Além disso, no dia 23 de abril, inicia o projeto “Hora Literária”, que acontecerá semanalmente, às segundas-feiras, das 17h às 18h, na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun. “Nos encontros, serão abordados os principais títulos cobrados em vestibulares e no Enem. O objetivo é reunir estudantes do Ensino Médio, com idade a partir dos 15 anos”, comenta Eliane.

O projeto Hora Literária terá como foco a literatura brasileira. Para tanto, a iniciativa contará com a participação de acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco.

Para participar, é necessário se inscrever na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun. Serão ofertadas quinze vagas a cada mês.

 

Noite na Biblioteca

Ainda neste mês, o projeto Noite na Biblioteca retoma o seu formato original, pois as crianças voltarão a dormir na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun. A edição acontecerá no dia 27 de abril, uma sexta-feira, iniciando às 18h e seguindo até às 07h30 do dia 28. Estão sendo ofertadas quinze vagas, para crianças com idade entre 8 e 12 anos.

Além de dormirem na Biblioteca, as crianças participarão de gincana de leitura, contação de histórias, caça ao “tesouro”, peça de teatro e diversas atividades de leitura. As inscrições seguem até 23 de abril, na Biblioteca Municipal ou pelo 3220 – 6084.

 

Compartilhar