“Educação é o melhor investimento da nossa vida”, diz especialista em desenvolvimento de carreira

por Guilherme Zimermann em 21 de setembro de 2018 15:23
por Guilherme Zimermann em 21 de setembro de 2018 15:23

“De todos os investimentos que nós fazemos, a educação é o melhor e a gente não pode negligenciar isso em nenhum dia da nossa vida”. Esse é o conselho do consultor e executivo com experiência internacional, Yoshio Kawakami, para aqueles que buscam o desenvolvimento profissional, independentemente da área de atuação.

Durante sua participação no II Fórum de Administração do Sudoeste do Paraná, realizado em Palmas, na última semana, Kawakami apresentou um pouco da sua história de vida e sua experiência de mais de 40 anos atuando em empresas multinacionais, como a General Motors, Cummins e Volvo. “Muitas vezes, para os estudantes e profissionais em inicio de carreira, é um mistério esse caminho que a gente trilha, então buscamos, através da nossa vivência, facilitar o caminho para os outros”, analisa.

Ao falar sobre desenvolvimento de carreira, o especialista destaca dois pontos – situações previsíveis, as quais o profissional pode estar preparado, e cenários de incerteza, onde entra a habilidade de improvisação. “Muitas vezes as pessoas não percebem a importância do preparo antecipado, negligenciando até mesmo a sua formação. Mas quando as oportunidades surgem, elas não esperam. Ou você tem os requisitos e tem o preparo, ou você falha”, enfatiza. Ouça:

 

Eleições 2018

A partir de sua experiência internacional, Kawakami avalia que, independentemente do candidato que chegar ao Palácio do Planalto, ele será eleito com a maioria dos votos válidos. Sendo assim, “teremos mais pessoas satisfeitas e esperançosas, do que insatisfeitas” e acredita que, frisando a independência do eleito, haverá uma melhora, “apesar do cenário confuso de hoje”.

Na área econômica, analisa que o próximo governo deve buscar eficiência e produtividade em todos os setores da máquina pública. Ouça:

Compartilhar