MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Cursos do IFPR Palmas avançam no Conceito Enade

por Guilherme Zimermann em 9 de outubro de 2018 15:12
por Guilherme Zimermann em 9 de outubro de 2018 15:12

Quatro cursos de graduação ofertados pelo Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) apresentaram avanço no Conceito Enade, divulgado nesta terça-feira (09) pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A evolução nas notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes foi registrada pelos cursos de licenciatura em Letras Português-Inglês, Química e Educação Física, e também pelo curso de bacharelado em Sistemas de Informação.

O Enade é um exame feito por estudantes – ao final dos cursos de graduação – para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.

O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos, aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5.

Os cursos de Letras e Pedagogia avançaram do conceito 2 para 3 no último exame, realizado no ano passado. Por sua vez, Educação Física atingiu subiu de 3 para o conceito 4.

Porém, o curso com maior evolução foi Sistemas de Informação, que até então era avaliado com conceito 2 e pulou para o conceito 4 no Enade 2017. O resultado coloca o curso, juntamente com Educação Física, entre os mais bem avaliados da instituição, assim como os cursos de Direito e Enfermagem, detentores da mesma pontuação no Exame.

Também prestaram o Enade 2017, os cursos de Ciências Biológicas, que manteve o conceito 3, Artes Visuais (manteve conceito 1) e Química, que caiu do conceito 3 para 2. Outro curso do IFPR Palmas avaliado no Enade foi Engenharia Civil, que passou do conceito 1 para 2, entretanto o mesmo não é mais ofertado pela instituição.

Compartilhar