Audiência Pública discutirá estadualização da faculdade de Clevelândia

por Guilherme Zimermann em 3 de Maio de 2018 9:36
por Guilherme Zimermann em 3 de Maio de 2018 9:36
Clevelândia

O Diretório Acadêmico da FAMA (Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente) de Clevelândia, Sudoeste do Paraná, convocou para esta sexta-feira (04), às 19h, na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública, para discussão do futuro da instituição de ensino. Há algumas semanas, o prefeito Ademir Gheller (PMDB) anunciou a suspensão de vestibulares, devido à inviabilidade financeira da faculdade.

Segundo o porta-voz do movimento estudantil, Ricardo Loureiro, o objetivo é apresentar alternativas para a continuidade das atividades da FAMA. Entre as opções, está a sua estadualização, por meio da incorporação à uma universidade. “A princípio seria o inicio de uma conversa com a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). O reitor se demonstra aberto ao diálogo e já há um estudo de viabilidade da estadualização, mas ainda não há nada concreto”, frisa.

A possibilidade de estadualização da faculdade foi aventada durante reunião, no inicio de abril, entre o prefeito municipal, representantes do Poder Legislativo e dos estudantes. Membros da assessoria do deputado federal Aliel Machado apresentaram como sugestão, a apresentação de uma proposta de incorporação da FAMA à Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Conforme Ricardo Loureiro, a recepção do governo paranaense e da universidade estadual demonstram que há possibilidade da estadualização, salientando, no entanto, que o projeto da faculdade municipal, a meio e longo prazo, seria sustentável. Ouça:

Compartilhar