MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Dia Mundial da Economia: Como ela influencia sua vida?

por Guilherme Zimermann em 31 de outubro de 2018 8:47
por Guilherme Zimermann em 31 de outubro de 2018 8:47

Nesta quarta-feira, 31 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Economia e da Poupança. A ideia da comemoração surgiu em 1924 e foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e promover a noção de poupança. Mas, o que é, de fato, Economia?

Conforme o professor do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná, Augusto Faber Flores, graduado em Ciências Econômicas, a Economia pode ser definida como a “ciência social que estuda como as pessoas decidem o que ou como comprar os produtos que necessitam”, citando um exemplo simples e corriqueiro. “Todos precisamos de água. Porém, a quantidade disponível é escassa, por isso precisamos controlar o consumo, daí a relação com a Economia”, explica.

Entretanto, salienta o docente que a Economia pode ser dividida em dois tipos: a real, que envolve aspectos do cotidiano, como preço dos alimentos e oferta de emprego, e a Economia vinculada ao mercado financeiro, bolsa de valores, cotação do dólar. “Embora muitos pensem que bolsa de valores e dólar só envolvem pessoas de maior poder aquisitivo, o mercado financeiro tem influência, porque envolve a confiança de investidores estrangeiros, mais investimentos, maior oferta de emprego”, explica.

Sobre esse ponto, o professor descreve também a relação do mercado internacional com a Economia de Palmas. “No caso do dólar, se o investidor acredita no Brasil, o investidor traz o dólar dele pra cá, o que faz a cotação baixar. Para Palmas, que é uma das cidades que mais exporta no Paraná, a cotação influencia muito na contratação de pessoas, na compra de insumos, equipamentos”, aponta.

No player abaixo você pode acompanhar a entrevista:

Compartilhar