Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Concluído mapeamento das cadeias propulsivas da economia regional

por Redação RBJ em 19 de julho de 2016 17:19
por Redação RBJ em 19 de julho de 2016 17:19

g_512

Alguns dados gerais já foram apresentados em encontro da governança do PDRI

A equipe de governança do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) recebeu nesta semana o diagnóstico sobre as cadeias propulsivas da economia do Sudoeste do Paraná. O estudo foi realizado pela equipe da Gerência de Economia, Fomento e Desenvolvimento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O diagnóstico apresenta significativos dados nas áreas de Tecnologia da Informação, Agroalimentar, Têxtil/Vestuário, Madeira/mobiliário, Alumínios e Proteína animal (aves, leite, suíno).

Agora o material passará por uma fase de detalhamento e estudo por um grupo de consultores da Agência de Desenvolvimento Regional e integrantes da governança do PDRI. Posteriormente serão realizados workshops para apresentação à sociedade regional dos respectivos resultados. Todas as informações servirão de base para o desenvolvimento de mecanismos de estímulo e fortalecimento das respectivas cadeias, com vistas a estabelecer um processo de crescimento e desenvolvimento regional a partir das suas competências produtivas.

O estudo foi iniciado em 2014 e foi definido através de um Termo de Cooperação entre representantes da Amsop, Agência de Desenvolvimento, FIEP, Sistema Comércio SESC SENAC PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Itaipu Binacional/FPTI, SEBRAE/PR, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Unicafes.

Conforme o Diretor da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste, Célio Bonetti, o levantamento foi realizado utilizando uma metodologia do economista gaúcho, Carlos Paiva, e desenvolvido por técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP.  “Cadeias propulsivas são aquelas com capacidade exportadora e de atração de renda para à região”, explicou Bonetti.

Por exemplo, na sub-região do Planalto definida pelo PDRI – abrangendo os municípios de Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha e Palmas, conforme o estudo aparecem fortemente as cadeias propulsivas da Madeira/Mobiliário, Carnes e Grãos.“Ficamos satisfeitos com a boa distribuição das atividades, mas há muito que fazer para melhorar a diversificação das atividades produtivas na região”, considerou.

 

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar