Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Aurora Alimentos anuncia férias coletivas para a unidade de Abelardo Luz

por Guilherme Zimermann em 2 de Abril de 2018 10:52
por Guilherme Zimermann em 2 de Abril de 2018 10:52
Abelardo Luz

A Cooperativa Central Aurora Alimentos anunciou na última semana que dará férias coletivas aos funcionários da unidade de abate de aves de Abelardo Luz, Oeste de Sant Catarina, no período de 1º a 30 de junho deste ano. A unidade emprega quase 1,4 mil trabalhadores e abate 33,5 milhões de frangos por ano, o que representa 13,4% do abate total da Aurora. Segundo a empresa, não está prevista a demissão de trabalhadores.

Conforme nota, a medida é necessária em razão do difícil momento que vive o setor de produção de proteína animal no Brasil desde agosto do ano passado. Muitas indústrias avícolas foram desabilitadas a exportar para a Europa desde o último bimestre de 2017. No mesmo período, a Rússia, que representava um grande comprador de produtos cárneos, suspendeu as importações. A conjugação desses dois episódios produz o efeito de oferta excessiva e deterioração de preços.

A Companhia justifica ainda que o suprimento do milho, um dos principais insumos da avicultura industrial, passa por um período de retenção especulativa, cujo efeito é o inflacionamento artificial de seu preço. Essa situação agrava as dificuldades do setor e força as agroindústrias a obter no exterior o milho para a manutenção dos quase 520 milhões de aves alojadas em todo o país. A Aurora Alimentos avaliará e decidirá em junho se haverá necessidade de colocar uma segunda planta industrial em regime de férias coletivas.

Em 2016, a cooperativa cortou pela metade o abate de aves da unidade abelardense. Conforme o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, a decisão ocorreu em decorrência da grande oferta de carne de frango, o que baixou o preço da carne no mercado interno, e a escassez de milho, principal insumo para alimentação dos animais.

Em junho daquele ano, também foram concedidas férias coletivas para o quadro funcional.

Compartilhar