MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

“Subamos com Ele para Jerusalém!”

por Luiz Carlos em 23 de Março de 2018 9:25
por Luiz Carlos em 23 de Março de 2018 9:25

“Semana Maior”. Domingo 25 de março, celebração de Ramos, iniciaremos com toda a Igreja, a Semana Santa, a “Semana Maior” em preparação à Páscoa do Senhor, o triunfo da vida sobre a morte. A Semana Santa, que inclui o Tríduo Pascal, visa recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde sua entrada messiânica em Jerusalém. Recordemos que a entrada de Jesus em Jerusalém, sua cidade, foi para realizar a entrega de sua vida, pela morte de cruz, em fidelidade ao projeto do Pai. Como o povo da primeira aliança, que durante a festa das tendas levava ramos nas mãos, significando a esperança messiânica, nós também em 2018, como Diocese e suas 47 paróquias e o povo de Deus, seguindo os passos de Jesus, renovaremos nossa adesão ao seu projeto de amor oblativo e, com nossos ramos nas mãos O aclamaremos Senhor da vida e da história e, com Ele também participaremos de sua ressurreição e de sua vida nova. E foi isso que no Primeiro Domingo da Quaresma, a Igreja na Oração da Coleta rezava: “Concedei-nos, Ó Deus onipotente, que ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa”.

Quinta-feira Santa antecipada na Diocese. No dia 27 de março, Terça-feira Santa, três momentos especiais nos esperam, porque reunidos bispo, sacerdotes, diáconos e a porção do povo de Deus: 1. À tarde, na Casa de Formação, teremos a Espiritualidade Penitencial dos Presbíteros e Diáconos de nossa Diocese. Nossa reflexão será a partir do Lema da Campanha da Fraternidade deste ano “Em Cristo sois todos irmãos” (Mt 23,8). Após a oração penitencial vamos realizar o Sacramento da Confissão. 2. Às 19h, na Concatedral Nossa Senhora da Glória, celebraremos a Missa do Crisma (Missa dos Óleos – a serem usados no decorrer do ano na celebração dos sacramentos) e a Renovação das Promessas Sacerdotais. 3. Lançamento Oficial na Diocese de Palmas – Fco. Beltrão da Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma nova vocação”. Conosco na Concatedral para este lançamento estarão os Ministros Auxiliares das Comunidades, Catequistas e Jovens representantes de todas as paróquias. Após a Missa nossos ministros ordenados serão enviados para celebrar com o povo de Deus, a partir da Quinta-feira Santa, à noite, os mistérios da paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus e o lançamento da Ação Evangelizadora em prol de novas vocações pelas paróquias e suas comunidades.

Tríduo Pascal. Para a Igreja Católica o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, possui seu centro na Vigília Pascal, no Sábado Santo, e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. “Não há outro Jesus: é o mesmo que entrou em Jerusalém por entre acenar de ramos de palmeira e oliveira. É o mesmo que foi pregado na cruz e morreu entre dois malfeitores. Não temos outro Senhor para além D’ele: Jesus, humilde Rei da justiça, misericórdia e paz” adverte-nos o Papa Francisco.

A festa da salvação está próxima. Com o escreveu o Bispo Santo Atanásio preparemo-nos: “E nós, que nos preparamos para a grande solenidade, que caminho havemos de seguir? Ao aproximarem-se as festas pascais, a quem tomaremos por guia? Certamente nenhum outro, amados irmãos, senão aquele a quem chamamos nosso Senhor Jesus Cristo, e que disse ‘Eu sou o caminho’ (Jo 14,6). É ele, como diz São João, ‘que tira o pecado do mundo’ (Jo 1,29); é Ele que purifica nossas almas, como declara o profeta Jeremias: ‘Parai um pouco na estrada para observar, e perguntai sobre os antigos caminhos, e qual será o melhor, para seguirdes por ele; assim ficareis mais tranqüilos em vossos corações’ (Jr 6,16)”. Preparemo-nos!

Dom Edgar Ertl

Compartilhar