O Senhor está próximo! Alegremo-nos!

por Luiz Carlos em 18 de dezembro de 2017 7:11
por Luiz Carlos em 18 de dezembro de 2017 7:11

Estamos entrando na Terceira Semana do Advento. A festa do Natal do Senhor está próxima. Restam poucos dias de espera, de preparação e adesão ao Senhor. O Advento coloca-nos num “clima de expectativa”. Neste domingo o precursor de Jesus, João Batista, nos orientará sobre a Boa Notícia e como devemos proceder através das nossas atitudes e tarefas neste mundo para recebê-la. João é o arauto de boas notícias, com suas palavras, anuncia a proximidade do Messias e de sua importância ao mundo. Sim, o que virá, ou melhor, o que nascerá neste mundo é tão importante que eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Eu batizo com água, Ele com o Espírito Santo.

João queria que seus ouvintes e seguidores percebessem a diferença da missão entre eles. João prepara os caminhos com gestos concretos, especialmente a conversão, Jesus realiza e objetiva a promessa do Messias esperado. Nosso olhar está voltado para o Cristo que vem, o Emanuel, Deus entre nós. A espera tem feito progressos: o Senhor está próximo. A felicidade está bem perto de nós. Vem aí quem é mais forte do que João Batista. Alegremo-nos! Não precisamos mais temer o mal nem nos inquietarmos por coisa alguma: a paz de Deus guardará o nosso coração em Cristo. Tenhamos esta certeza: Deus “desce” e “entra” em nosso mundo e em nossa história para assumir em tudo a nossa existência. Este é o sentido da espera, o sentido da natividade de Jesus, o sentido único do Natal. Preparemo-nos! “O Senhor está próximo. Alegrai-vos sempre no Senhor, alegrai-vos” (cf. Fl 4,4-5).

 Coleta Nacional para a Evangelização

A Coleta para a Evangelização idealizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu no 3º Domingo do Advento, neste ano dia 17 de dezembro está em harmonia com o tempo litúrgico do Advento iniciado no domingo, 03 de dezembro de 2017 e faz parte do nosso compromisso concreto com nossa Igreja e sua missão,  destinada ao Fundo para a Evangelização A finalidade da Campanha é conscientizar todos os cristãos de sua responsabilidade de evangelizar e angariar fundos para manter a obra evangelizadora da Igreja. A arrecadação visa promover a solidariedade entre os fiéis e atender regiões carentes. “É a abertura de um caminho para despertar a solidariedade de todos os católicos e pessoas de boa vontade no sustento  da missão da Igreja em nosso país”.

Movidos pela fé recebida e pela gratidão a Deus, todos os membros da Igreja do Brasil, da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão são chamados a colaborar, de várias formas, para que o dom do Evangelho também chegue a outras pessoas. Além de vivenciar concretamente sua corresponsabilidade de batizado pela obra de evangelização e sustento de irmãos e irmãs empenhados nestas atividades, a sua participação o tornará mais disponível ao Senhor. Nossa colaboração à Ação Evangelizadora nos tornará livres para servir e amar.

Desta vez, a Campanha está em sintonia com o Ano do Laicato, iniciado no dia 26 de novembro a 25 de novembro de 2018, e tem como tema “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Esta será a destinação de sua coleta, assim distribuídos: 45% ficam na própria diocese (Palmas- Francisco Beltrão); 20% vão para cada Regional da CNBB (Regional Sul 2 – Curitiba – Paraná) e 35% se destinam à CNBB Nacional, em Brasília/DF.

Então, neste Domingo, 17, em todas as paróquias, santuários, oratórios e comunidades da Diocese de Palmas/Beltrão, em sintonia com a Igreja do Brasil, façamos, pois nossa contribuição, nossa doação espontânea em favor da evangelização. É o dia da coleta da Campanha para a evangelização. Sejamos generosos em nossa participação, pois temos consciência de nossa corresponsabilidade em fazer com que o Evangelho seja difundido e proclamado nos diferentes recantos do Brasil.

Dom Edgar Ertl

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar