Ministros ordenados, servidores das comunidades!

por Luiz Carlos em 3 de agosto de 2018 12:18
por Luiz Carlos em 3 de agosto de 2018 12:18

Dom Edgar Ertl

São João Maria Vianney, patrono dos padres!

Dia 04 de agosto a Igreja celebra São João Maria Vianney (1786-1859) presbítero francês e famoso confessor. Durante 40 anos pároco da pequena e pacata cidade de Ars. Seu ministério sacerdotal atraiu multidões, que o buscavam para se confessar ou algum conselho diante dos desafios da vida familiar, social e eclesial. Assim que o dia 04 de agosto é o dia de oração aos padres, sobretudo aos párocos que, a exemplo de São João Maria Vianney, são os pastores do rebanho, que os conduzirão ao Bom Pastor, Jesus Cristo (cf. Jo 10,1-4). Esta é a imagem mais frequente na Sagrada Escritura para designar aqueles a quem cabe estar a serviço do povo de Deus. Por isso “é chamado a ser homem de misericórdia e compaixão, próximo de seu povo e servidor de todos, particularmente dos que sofrem grandes necessidades” (Documento de Aparecida, n. 198).

Dia 05 de agosto, primeiro domingo do mês vocacional

Agosto é o mês dedicado à oração, reflexão e práticas concretas nas comunidades sobre o tema das vocações. E, no Primeiro Domingo, então, a Igreja nos convida à oração e à dedicação aos ministros ordenados, quais sejam, diáconos, sacerdotes e bispos. Eles são os servidores da comunidade, são os que coordenam e animam o povo de Deus através dos Sacramentos da Eucaristia, Confissão, do Batismo, dos Enfermos, da Matrimônio e da Ordem.

Francisco e os sacerdotes

Papa Francisco convida a Igreja toda a “acompanhar e apoiar os sacerdotes, com amizade”. Diz o Santo Padre: “Rezemos juntos para que os sacerdotes que vivem com dificuldade e na solidão o seu trabalho pastoral se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos. Nesses momentos, é bom lembrar que as pessoas amam seus pastores”, disse Francisco que pediu orações pelos sacerdotes e ainda acrescentou: “O cansaço dos sacerdotes… sabem quantas vezes penso nisto? Diante de tantos desafios, não podem ficar parados depois de uma desilusão”.

60 anos de missão evangelizadora

A missão que o Senhor confia aos seus ‘pastores’ implica numa total entrega ao serviço dos outros e da missão, o que é muito exigente e, sem uma profunda amizade com o Senhor, sem oração, e o apoio de uma comunidade, isso não é possível. Por isso que o Papa convida a acompanhar com amizade os sacerdotes, e, entre eles estão os nossos sacerdotes e diáconos, servidores desta Igreja Local, nossa Diocese, que há 60 anos, entre as vicissitudes do tempo e da história, vem anunciando o Evangelho de Jesus Cristo através de seus abnegados ministros ordenados, os diáconos, presbíteros e bispos.

 Anuário Pontifício

Segundo a última edição Anuário Pontifício, no mundo existe 415.656 sacerdotes. 37,4% se concentram na América, seguida da Europa com 31,6%, da Ásia com 15,1%, África com 13, 4% e, por último, Oceania com 2,5% dos presbíteros. Todos eles devem desenvolver seu trabalho pastoral para alcançar os mais de 1,2 bilhão de católicos distribuídos pelos cinco continentes. A Diocese de Palmas – Francisco Beltrão conta hoje com 46 padres diocesanos e 50 padres religiosos e 06 Diáconos Permanentes. Geograficamente a Diocese possui uma área territorial de 18.719 km2, com uma população de 622.874 habitantes. Ela está distribuída em 42 munícipios, organizada em 47 paróquias e cerca de 1100 comunidades.

Rezemos, pois, pelas vocações sacerdotais todos os dias! Cada comunidade uma nova vocação.

 

Compartilhar