MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

IX Encontro Mundial das Famílias

por Luiz Carlos em 17 de agosto de 2018 10:49
por Luiz Carlos em 17 de agosto de 2018 10:49

Dom Edgar Ertl

Quanto a mim e a minha família/casa, nós serviremos ao Senhor” (Js 24,15).

Na próxima semana, de 22 a 26 de agosto de 2018, acontece em Dublin, na Irlanda, o 9º Encontro Mundial das Famílias, e a esperada manifestação do Papa Francisco sobre esse tema. O encontro vem sendo preparado como um grande simpósio, muitas palestras, oficinas, reflexões e celebrações para os milhares de participantes do mundo todo, que levarão para seus países essa reflexão, para que continue dando frutos em toda parte. O Encontro Mundial das Famílias foi idealizado pelo papa São João Paulo II em 1992 e acontece a cada três anos. O objetivo é “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”.

E a Igreja no Brasil, nossa Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018, celebra a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Este ano o tema para reflexão está sendo “o Evangelho da Família, alegria para o mundo”, a mesma temática do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublin.

Dom João Barbosa de Sousa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, disse que “O ‘Evangelho da Família’ ressalta o lado positivo da Família, a família como boa notícia, como um bem, um dom de Deus. ‘Alegria para o mundo’ acentua o fato de que ser família não é um aspecto da doutrina, um valor apenas para os cristãos ou para as pessoas religiosas. É uma riqueza para o mundo, para a humanidade toda” destaca o bispo de Osasco/SP. “Esperamos que esse encontro reforce o trabalho de evangelização que vem sendo realizado pela Pastoral Familiar, esclareça questões, chame a atenção do mundo para a importância da família, construída segundo a vontade de Deus, pois só assim ela pode ser alegria para o mundo”, finaliza dom Bosco.

“O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, nos faz refletir até que ponto somos felizes como família. Sabemos, pois, que a Igreja também vive em família. Cabe a ela fazer do Evangelho uma alegria para todos os lares como quer Jesus de Nazaré. Lembro aos leitores que anunciar o Evangelho da Família é fazer chegar ao caroção de cada irmão e irmã nossos, a alegria de nosso Deus. O Papa Francisco está muito empenhado, desde o início de seu pontificado e tem-nos exortado a transmitir com convicção cada vez maior ao mundo a Boa Notícia que transforma o coração de quem se abre ao bem, ao amor, à comunhão familiar.

Convido aos nossos queridos diocesanos que, nesta próxima semana, juntos espiritualmente estejamos em Dublin, para rezar pelo IX Encontro Mundial das Famílias. Queremos, sentir deveras, que a alegria de evangelizar em família não será mais um sonho, um desejo, uma aspiração, e sim, uma realidade vivenciada à luz da Palavra de Deus.

Como escreveu o Pe. Jorge A. Filho, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB “que o amor seja o nosso combustível para esse anúncio e que a Sagrada Família de Nazaré caminhe conosco nas ruas de nossas cidades e povoados, para que onde estiver uma família chegue lá a Palavra de Deus”.

Roguemos a Deus que a Pastoral Familiar da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, seja cada vez mais protagonista do anúncio do Evangelho às nossas famílias, alegria para o mundo. Que a unidade das pastorais, movimentos e serviços eclesiais, aconteça, de fato, para salvarmos nossas famílias, sobretudo, dos desafios hodiernos, que não são poucos, como a separação, a infidelidade, escassez de diálogo e oração, problemas graves como o alcoolismo, drogas, agressões, gritarias, injúrias, amargura, intransigências, desempregos, entre outros.

Família de Nazaré! Intercedei por nossas famílias!

 

Compartilhar