MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Brasil: 300 anos sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida

por Luiz Carlos em 16 de outubro de 2017 8:11
por Luiz Carlos em 16 de outubro de 2017 8:11

50No dia 12 de outubro de 2017, dia de festa e de júbilo, pois a Igreja no Brasil celebrou a Mãe, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Desde 1717, essa devoção teve início nesta nossa pátria Brasil. São trezentos anos que sob a intercessão da Mãe de Jesus recebemos infinitas graças e bênçãos. Ela, uma imagem pescada nas águas do Rio Paraíba por três pobres pescadores. Porém, a imagem mais tarde recebeu o nome “Mãe Aparecida”. É a Mãe do Menino Jesus e a Mãe do povo brasileiro. Este povo é eternamente agradecido ao Senhor, por ter-nos dado uma Mãe tão especial e terna. Ela tem a fisionomia de grande parte dos brasileiros. Sua história se completa com a história deste povo. O povo a acolheu como sua Mãe! O Brasil, seu povo, sua gente, sua história de fé aos cuidados protetor e materno de uma Mãe com nossa face!

O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil a 16 de julho de 1930. Em 1952 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente consagrada pelo Papa João Paulo II a 4 de julho de 1980, quando visitava o Brasil pela primeira vez.

Há poucos dias, na sua mensagem o Papa Francisco sublinhou a importância da peregrinação, uma das expressões mais eloquentes – disse – “da fé do povo de Deus e que manifesta a piedade de gerações de pessoas que, com simplicidade, acreditaram e confiaram na intercessão da Virgem Maria e dos Santos”. E acrescentou: “Esta religiosidade popular é uma forma genuína de evangelização, que precisa ser cada vez mais promovida e valorizada, sem minimizar a sua importância. Nos santuários, de fato, a nossa gente vive a sua profunda espiritualidade, aquela piedade que durante séculos moldou a fé com devoções simples, mas muito significativas”. Disse ainda o bispo de Roma que o “peregrino leva consigo a própria história, a própria fé, luzes e sombras da própria vida, porque o santuário é realmente um espaço privilegiado para encontrar o Senhor e tocar com as mãos a sua misericórdia”.

Destacou o pontífice da importância que tem o peregrino que busca fortalecer sua vida de fé e seguimento de Jesus Cristo: “É importante que o peregrino que cruza o limiar do santuário se sinta tratado como um familiar e não como um hóspede; deve sentir-se em casa, esperado, amado e olhado com olhos de misericórdia; seja ele quem for, jovem ou velho, rico ou pobre, doente e atribulado ou turista curioso, possa encontrar o acolhimento devido, porque em cada um existe um coração que busca a Deus, por vezes sem se dar conta plenamente”.

Por fim o Papa convidou aos presentes a fazerem com “que cada peregrino tenha a alegria de finalmente se sentir compreendido e amado para que, assim, voltando a casa, sinta a nostalgia daquilo que experimentou e tenha o desejo de voltar e, sobretudo, de querer continuar o caminho de fé na sua vida ordinária”.

No Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Santa Isabel D’oeste um mar de fiéis peregrinaram para agradecer e louvar a Mãe de Jesus, durante a Novena e no dia 12 de outubro. Numerosas famílias e comunidades se reuniram naquele inspirador “Bosque Mariano” para rezar e fortalecer sua fé em Cristo, o Filho de Maria. O nosso povo do Sudoeste do Paraná também é um povo que peregrina para bendizer e louvor a Deus pelo Sim de Maria. Ela gerou o nosso Salvador e Redentor. Como não louvá-la?

Que Maria, Mulher do povo e Mãe da Igreja, intervenha por nós, filhos/as de seu Filho Jesus. Dá-nos Senhor sempre do vinho novo: o vinho do amor, da alegria e presença Dele em nossas vidas, em nossas famílias e comunidades da Diocese de Palmas – Fco. Beltrão.

Dom Edgar Ertl

 

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar