MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Projeto busca recursos da Lei Rouanet para o Natal dos Ventos em Palmas

por Guilherme Zimermann em 31 de outubro de 2018 9:43
por Guilherme Zimermann em 31 de outubro de 2018 9:43

O Ministério da Cultura, através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, publicou na última semana, no Diário Oficial da União, portaria que autoriza a empresa Adere Produções Artísticas a captar até R$ 815.005,30 através da Lei Rouanet para a realização do Natal dos Ventos, em Palmas, Sul do Paraná.

Conforme o projeto apresentado ao Ministério da Cultura, “o Natal dos Ventos vem com o propósito de resgatar o sentimento natalino”. Dentre as atividades programadas, estão a parada natalina com a participação de até 250 figurantes, além da decoração natalina cênica temática em pontos da cidade, juntamente com a realização de apresentações culturais gratuitas a toda a população.

A Lei Rouanet prevê três formas de financiamento para eventos do gênero, sendo maior parte dos recursos disponibilizados através de patrocínios de pessoas físicas e empresas, que recebem em troca a dedução do valor do Imposto de Renda. Para o Natal dos Ventos, os organizadores podem captar recursos até 31 de dezembro deste ano.

O projeto do Natal de Palmas prevê “a apresentação cultural em forma de uma parada Natalina com a participação de figurantes, que acontecerá no Palácio do Bispo, completando com decorações cênicas natalinas em pontos da cidade e as atrações culturais musicais, teatrais e de coral e a apresentação de uma orquestra”. A listagem inclui: “Realizar o evento de natal de 2018; Realizar a abertura do Natal de Palmas; Realizar parada natalina na abertuta do natal com a a participação de até 250 figurantes; Realizar 08 apresentações culturais nas datas dos dias (01,02,08 e 15 de dezembro de 2018) com a participação do presépio vivo e duendes; Realizar 01 apresentação cultural de uma Orquestra;   Reviver o verdadeiro espírito do Natal, oportunizando momentos de alegria e descontração; Promover a sensibilização mediante a revelação de um mundo de sonho e fantasia; Oportunizar momentos de confraternização entre os alunos das escolas municipais; Desenvolver a socialização”.

Na sinopse apresentada ao Ministério da Cultura, os organizadores destacam que “o projeto  contempla uma parada natalina, que terá um enfoque todo especial voltado para a parte cênica cultural com alas de figuras que nos remetem a história do natal  na primeira parte e no segundo momento do desfile a grande festa de confraternização voltado a alas festivas lembrando a chegada do Papai noel. DESFILE: 01. COMISSÃO DE FRENTE (10 anjos azuis) RELATAM A HISTÓRIA DO NATAL 02. ALA DOS ANJINHOS – As criancinhas são o símbolo da inocência, e os anjos os protetores, por este motivo esta ala será composta de  atém 200 crianças de 02 a 05 anos  de idade. 03. ALA DE PASTORES ENVOLVENDO ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS (25) FIGURINOS; 04. TRIPES COM SINOS DECORADOS E ILUMINADOS; 05. ALA PRESÉPIO VIVO – GRUPO DE TEATRO TEATRALIZAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS. (MARIA, JOSE, MENINO JESUS, REIS MAGOS, PASTORES) (12) 06. ALA DE ANJOS QUERUBINS (ADULTOS) (25) 07. ALA – São Francisco, ( CRIANÇAS E ADULTOS (15)    2º Setor Neste setor, vem alas com figuras que nos lembram a parte festiva do Natal, voltadas a parte mais material da festa.  08. ALA PINHEIRINHO DE NATAL (ADULTOS) (15);  09. ALA DE DUENDES (15);  10. TRIPÉ Maria Fumaça com duendes;  17. TRIPE PINHEIRO DE NATAL, DECORADO E ILUMINADO.  22. ALA PAPAI NOEL (20);  23. TRENÓ DO PAPAI NOEL C/ RENAS MOTORIZADO”.

O RBJ buscou informações junto à Secretaria de Desenvolvimento, responsável por eventos no município, mas até o momento não obteve retorno.

O projeto do Natal dos Ventos apresentado ao Ministério da Cultura pode ser consultado através do link: http://versalic.cultura.gov.br/#/projetos/184152

Compartilhar