MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Começa neste fim de semana o 6º Festival Internacional de Música

por Everton Leite em 12 de outubro de 2018 8:27
por Everton Leite em 12 de outubro de 2018 8:27
Esta matéria utiliza fontes de: Assessoria

Domingo, 14, acontece a abertura oficial do 6º Festival Internacional de Música Sonata de Francisco Beltrão, idealizado pela Sonata Escola de Música, em parceria com a Cooperativa de Arte do Sudoeste do Paraná (Coperarte) e patrocinado pelo Sicoob, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. Até dia 21 de outubro, Beltrão será palco de um dos maiores festivais do País, com apresentações e oficinas gratuitas. Em paralelo ao festival, o Departamento Municipal de Cultura promove a 1ª Semana de Cultura e Arte, com apresentações de dança, teatro, contação de histórias, entre outras atividades.

Apesar de a abertura ser no domingo, o festival começou dia 10, com oficinas de música em Francisco Beltrão e Dionísio Cerqueira (SC). “Dia 10, nós começamos o evento com oficinas em Beltrão e Dionísio Cerqueira (SC). Neste ano, nós levamos o festival para outros municípios. Verê e Dois Vizinhos também recebem apresentações”, comenta o presidente da Coperarte, Roniedson Rebelatto. Verê recebe o festival dias 12 e 13, com recital de piano e violino com os italianos Elio Orio e Dario Marrini, e grupo Bananeira Band, respectivamente, no auditório do Águas do Verê Termas. Dia 12 também tem apresentação em Dionísio Cerqueira (SC) com Rivadeneyra Quinteto, no Auditório Municipal Paulo Freire. Em Dois Vizinhos, os espetáculos serão no Centro Cultural Arte e Vida, nos dias 12 e 15, com Bananeira Band e Rivadeneyra Quinteto, respectivamente.

Para a professora e idealizadora do festival, Dotsy Santi Rebelatto, a ida do festival aos outros municípios é uma oportunidade única para a população de cada local: “são cidades que as vezes que não tem eventos desta magnitude. Os professores já estão aqui, prontos, preparados para semear a música, ensinar, por isso neste ano, pensamos em brindar essas cidades, como se fossem cidades irmãs”.

Apresentações transferidas

Sábado, 13, o público que passeia pela Praça Central de Beltrão poderá curtir apresentação de diversos artistas em um pocket show, a partir das 9h. A abertura e as apresentações de domingo, 14, que seriam realizadas no Parque Alvorada, foram transferidas para o Teatro Eunice Sartori (Espaço da Arte). “Seria um momento ímpar, pois no parque mais pessoas poderiam assistir as apresentações, sem a limitação de lugares do teatro. Mas devido ao acúmulo de chuva dos últimos dias e à previsão de mais chuvas para as próximas semanas, resolvemos transferir toda a programação do parque para o Espaço da Arte”, explica Roniedson. Portanto, a abertura oficial será às 16h de domingo, no Espaço da Arte, seguido das apresentações dos grupos Bananeira Band, Rivadeneyra Quinteto e Grupo de Viola Caipira.

Dia 17, às 20h, no Teatro Eunice Sartori tem Recital de Piano e Violino com Dario Marrini e Elio Orio; dia 18, às 20h, Teixeirinha: o rei do sul; dia 19, às 20h, Recital de Piano e Poesia com Jeferson de Mello; e dia 20, às 20h, concerto de Gala Lírico. O encerramento será no domingo, 21 de outubro, no teatro, com a Orquestra Filarmônica da Unicesumar.

Grande procura por oficinas

As 32 oficinas de música, canto e teoria musical já estão quase lotadas. “Nós recebemos uma procura muito grande de alunos para participar das oficinas. São pessoas de outros estados, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que virão para Beltrão só para participar das oficinas. Quem tiver interesse deve correr até a Sonata Escola de Música para fazer a inscrição”, comenta Roniedson.

São 22 professores do Brasil, Itália e Argentina que são responsáveis pelas aulas. “É uma semana de profundo conhecimento, é mais que um aperfeiçoamento, é um grande choque cultural porque eles vão ter aula com grandes mestres da música. É uma oportunidade ímpar, são mudanças que ocorrem apara a vida inteira, são momentos, trocas de informações, de sentimentos, vibrações que repercute por uma vida inteira”, analisa Dotsy. Para inscrição e mais informações sobre o 6º Festival Internacional de Música, na Sonata Escola de Música (Rua Maranhão, 572, Centro, Francisco Beltrão) ou pelos telefones (46) 3523-2092 e (46) 9 8401-4566.

Compartilhar