MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Vacinação contra a aftosa deve imunizar mais de 73,8 mil animais em Palmas e CDS

por Guilherme Zimermann em 26 de outubro de 2018 9:18
por Guilherme Zimermann em 26 de outubro de 2018 9:18

O próximo dia 01º de novembro marca o inicio da segunda etapa da campanha de vacinação conta a febre aftosa. Até o dia 30 do mesmo mês, os bovinocultores de Palmas e Coronel Domingos Soares deverão imunizar e comprovar a vacinação das 73,8 mil cabeças que compõem o rebanho de bovinos e bubalinos dos dois municípios.

A responsável pela unidade da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) em Palmas, Bruna Amates, lembra que nesta etapa é obrigatória a vacinação de todos os bovinos e búfalos, independentemente da idade. Em Palmas, o rebanho a ser imunizado é de 28.023 cabeças, enquanto que em Coronel Domingos Soares contabiliza-se 45.857 animais.

O produtor deve comprar a vacina nos estabelecimentos agropecuários, não esquecendo da Nota Fiscal de compra da vacina e do Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral.

Para a vacinação, a dose é de 5 ml para todos os animais, independente do peso e tamanho. Sempre conservar a vacina em local resfriado até o momento da aplicação e utilizar agulhas e seringas bem limpas e desinfetadas para evitar contaminações.

A médica veterinária orienta aos bovinocultores que no momento de preencher o Comprovante de Vacinação, relacionar corretamente a quantidade de animais existentes e de animais vacinados, por sexo e por idade.

A comprovação deve ser feita até o dia 30 de novembro nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária da ADAPAR ou pela internet acessando a página da agência (www.adapar.pr.gov.br). A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), variando conforme o número de animais, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.

Compartilhar