Sudoeste agora tem carne certificada do Hereford e Braford

por Redação RBJ em 15 de setembro de 2016 7:20
por Redação RBJ em 15 de setembro de 2016 7:20

DSC_0935A cada ano, o consumidor se torna mais exigente. Geralmente, há pouco tempo atrás, quando fosse solicitar uma carne no supermercado ou açougue, o cliente se dirigia ao profissional que lhe atendia, pedindo determinado corte de carne. Houve uma transformação no perfil dos clientes do supermercado, pois hoje em dia, existe a procura por carnes certificadas, que atestam a qualidade do produto que está comprando. Pensando na nova visão de mercado do consumidor, os frigoríficos, bem como os supermercados, estão buscando parcerias com as entidades e os profissionais capacitados em garantir a qualidade da carne abatida. A mais recente certificação aconteceu nesta semana, quando representantes da Associação Brasileira do Hereford e Braford (ABHB), do Rio Grande do Sul, estiveram em Francisco Beltrão para apresentar a parceria com o frigorífico NoviCarnes, de Pato Branco, na certificação das carnes das raças Hereford e Braford. “ É a garantia de que o produto foi acompanhado e classificado desde a obtenção da matéria prima (animal vivo) até a expedição do produto final, que chega às prateleiras dos supermercados”, disse Fabiana Rosa de Freitas, gerente executiva do Programa Carne Pampa da ABHB.

A novidade foi apresentada pela ABHB durante uma palestra que aconteceu no restaurante da Sociedade Rural de Francisco Beltrão, dentro da 3ª semana HB no Paraná. A primeira reunião aconteceu segunda-feira, em Pato Branco, terça-feira, em Beltrão, ontem, em Dois Vizinhos, hoje, Laranjeiras do Sul, e fecha o evento, em Palmas na sexta-feira. “A região tem um clima agradável, alimentação de boa qualidade e produtores interessados em qualidade de animal, consequentemente isso se tornará em rentabilidade àquele que investe na criação das raças Hereford e Braford”, comentou Fabiana.

Certificado Pampa

O programa Carne Pampa é o mais antigo certificado em funcionamento no Brasil, desde 1998. A iniciativa foi fundada pela ABHB que tem 58 anos de vida e que chancela cinco marcas, baseada na seleção zootécnica de bovinos das raças Hereford e Braford. No Sudoeste, existem alguns técnicos que estão habilitados para certificar a genética do animal, sendo representantes da ABHB para o Sudoeste. É o caso dos irmãos e médicos veterinários, Edson e Sidney da Rosa que atendem e certificam os animais com um brinco adquirido e disponibilizado pela ABHB. “O Braford surgiu na décado de 80, fruto do cruzamento entre animais europeus e zebuínos. A raça alia produtividade, rusticidade, e está ganhando mercado na região e no país. As principais características do Braford são as manchas em volta dos olhos, a pelagem mais curta e avermelhada, com prepúcio não muito exacerbado. O animal tem temperamento dócil e ganha peso rapidamente, além de uma alta eficiência produtiva. Já o Hereford tem como principal característica o esqueleto forte e boa massa muscular. Tem alto índice de fertilidade e se adapta muito fácil a qualquer tipo de ambiente”, explicou Sidney da Rosa.

NoviCarnes

O sócio-proprietário do frigorífico NoviCarnes, Izonel Rosin está acompanhando os membros da ABHB na região para explicar de que forma vão abater os animais certificados pela associação, no frigorífico. “Estamos conversando e negociando já faz dois anos com a associação, mas só agora conseguimos essa parceria. O desafio é ter o abate das raças o ano todo, pois é um produto diferenciado e muito procurado nos mercados, A NoviCarnes vai abater 2 mil até 2,5 quilos por ano e por isso vai oferecer uma bonificação para os produtores da região, para sempre ter essa carne disponível no mercado. Para alavancar compramos uns lotes das raças vindos do Rio Grande do Sul, mas a ideia é comprar dos produtores da região, se tiver demanda. O preço é um pouco acima das demais, mas nada absurdo, porém o consumidor vai comprar sabendo da qualidade daquilo que está comprando”, comentou. Após as palestras, a NoviCarnes ofereceu uma degustação da carne das raças, onde todos aprovaram o sabor, a maciez e a suculência do produto final.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar