MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Seminário regional debaterá crise do setor leiteiro

por Guilherme Zimermann em 6 de Fevereiro de 2018 9:25
por Guilherme Zimermann em 6 de Fevereiro de 2018 9:25
Esta matéria utiliza fontes de: AMSOP
Sudoeste do Paraná

A crise que afeta o setor leiteiro da região será tema de um seminário convocado pela AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), que reunirá produtores rurais, cooperativas, sindicatos e entidades ligadas à agropecuária. A renegociação de dívidas de produtores, o estabelecimento de um preço mínimo para o leite e maior rigor na importação do produto deverão centralizar as discussões.

O evento contará com palestras e debates e está programado para o próximo dia 16, na sede da AMSOP, em Francisco Beltrão, devendo contar também com a participação de representantes do Ministério da Agricultura.

Conforme a AMSOP, o preço do leite pago aos produtores vem sofrendo constantes quedas nos últimos meses. Em setembro de 2016, por exemplo, o litro do produto era negociado a R$ 1,52 no Paraná, mas no mês passado chegou a R$ 1,07.

Explica o presidente da Comissão de Agricultura da associação e prefeito de Pérola d’ Oeste, Nilson Engels, que “muitos agricultores fizeram investimentos baseados num preço maior e hoje enfrentam dificuldades para honrar esses compromissos”. Pontua ainda o aumento de preços dos insumos e da própria energia elétrica, fatores que apertam ainda mais o orçamento dos produtores.

O seminário está sendo organizado com apoio da Acamsop, Seab, Emater, Assema, Grupo Gestor do Território, Fetraf-Sul, Unicafes, Rural Leite, Assessoar, Sindicato Rural, Fetaep, Capa e representantes da região na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

Compartilhar