MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Segunda etapa do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná acontece em Francisco Beltrão

por Francione Pruch em 17 de outubro de 2017 11:02
por Francione Pruch em 17 de outubro de 2017 11:02

Na próxima sexta-feira (20), os agricultores familiares produtores de queijos terão a oportunidade de expor seus produtos na segunda etapa do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, que acontece em Francisco Beltrão e envolve todos os municípios da região sudoeste.

O concurso ocorre durante o 8º Encontro Interestadual da Mulher Rural e 4º Encontro da Juventude Rural, que será realizado no centro de Eventos Marabá e deve reunir mais de 1.200 agricultores.

As inscrições estão encerradas, mais de 30 produtores devem participar desta etapa, os quais foram escolhidos através de alguns critérios, segundo comenta a extensionista regional da Emater, Zélia Gomes Maffioletti, “Os animais da origem do leite devem estar com a vacina em dia e com comprovação, o produto faça o queijo somente com o leite da própria propriedade, e que tenha uma ordenha higiênica”.

A mesa de avaliação é composta por quatro jurados que vão avaliar sabor, textura e aparência. Três pessoas se classificam para a final. São sete etapas territoriais, a última acontece em julho de 2018, na cidade de Curitiba. “Na etapa final vai três de cada região para Curitiba, será premiado o primeiro, segundo e terceiro lugar”, salienta Zélia.

 

Programação:

9h – Recepção dos queijos inscritos;

10h – Avaliação dos queijos pelos jurados;

12h – Almoço (gratuito para os produtores participantes);

14h – Oficina “Degustação e Avaliação de Queijos Artesanais” – com CLOVIS DORIGON – Pesquisador da Epagri/SC e Coordenador Nacional do Grupo de Queijos Artesanais do Slow Food;

15h – Divulgação dos 3 Vencedores da Etapa (classificados para a final em Curitiba – Julho/2018)

 

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar