MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Secretário da Agricultura admite débito com o setor da maçã palmense

por Guilherme Zimermann em 23 de Março de 2018 11:15
por Guilherme Zimermann em 23 de Março de 2018 11:15
Palmas

Ortigara reunidos com produtores de maçã em 2013 (Foto: Divulgação SEAB)

Próximo de finalizar sua gestão de mais de sete anos à frente da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Norberto Ortigara fez um mea-culpa, reconhecendo a falta de apoio aos fruticultores da região de Palmas, Sul do Paraná. Em entrevista à Rádio Club/RBJ, o secretário afirmou que o Estado está em dívida com os produtores de maçã.

Segundo Ortigara, do ponto de vista de sanidade, houve avanços através de parcerias entre Paraná e Santa Catarina no combate à Cydia pomonella e ao Cancro Europeu, principais enfermidades das macieiras. Destacou ainda as negociações entre produtores e a diretoria da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário) para a redução nas tarifas de armazenagem na unidade frigorífica de Palmas.

Porém, reconheceu que faltou apoio à demandas mais específicas do setor. “Do ponto de vista de liberar recursos para a contribuição voluntária do Estado para transformar os pomares, nós não fizemos nada. Sou franco quanto à isso. Estamos devendo, a região é credora desse nosso apoio”, considerou. Ouça:

Compartilhar