MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Ministério da Agricultura anuncia retirada da vacina contra a aftosa no PR a partir de 2019

por Guilherme Zimermann em 26 de outubro de 2018 14:18
por Guilherme Zimermann em 26 de outubro de 2018 14:18
Esta matéria utiliza fontes de: Canal Rural

O departamento de saúde animal do Ministério da Agricultura (MAPA) confirmou que vai atender o pedido do Paraná de antecipação da retirada da vacina contra febre aftosa. O estado se juntará ao Acre, Rondônia e partes de Amazonas e Mato Grosso no primeiro grupo de estados a vacinar o rebanho pela última vez em maio do ano que vem.

Pelo cronograma inicial, os mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos paranaenses seriam vacinados pela última vez apenas em meados de 2021. A antecipação levou em conta o histórico de controle da doença no estado, além do fato de fazer divisa com Santa Catarina, único estado que é livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007.

Segundo Guilherme Marques, diretor do departamento de saúde animal do MAPA, embora não pertença ao primeiro bloco de Estados, o Paraná apresenta condições de deixar de vacinar o seu rebanho a partir do próximo ano.

A decisão de antecipação da retirada da vacina no Paraná deverá ser publicada pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial da União.

Compartilhar