MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Aplicativo ajuda produtor a acompanhar crescimento e reprodução do rebanho leiteiro

por Guilherme Zimermann em 2 de outubro de 2018 10:21
por Guilherme Zimermann em 2 de outubro de 2018 10:21
Esta matéria utiliza fontes de: Embrapa

Os produtores de leite ganham uma nova ferramenta para o acompanhamento do crescimento e o peso das novilhas e bezerras. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu uma versão digital Roda do Crescimento, ferramenta que integra o aplicativo para smartphone Roda da Reprodução. Gratuito, o recurso permite que o produtor gerencie os animais de recria, indicando se as bezerras e as novilhas estão abaixo ou acima do peso ideal desde o dia do nascimento até chegar à fase reprodutiva.

Pelo aplicativo é possível registrar o peso dos animais e também importar as informações de outras bases. Os bovinos são apresentados na tela por cores e formatos padronizados, sinalizando a situação de crescimento dos animais. Com isso, o sistema informa se estão com o peso ideal para a cobertura de acordo com as tabelas padronizadas para rebanhos de pequeno, médio e grande porte das raças.

Para utilização do aplicativo, o produtor precisa inserir o número de todas as bezerras e novilhas e seus respectivos pesos e datas de nascimento. O app utiliza cinco cores: azul para animais de até um ano; amarelo, sem idade e sem peso ideais; cinza, sem idade e com peso; vermelho, com idade e sem peso; e verde, com idade e peso adequados.

A ferramenta ajuda o produtor a agir e corrigir problemas no início da vida do animal. Se a bezerra estiver abaixo do peso, ele pode aumentar a ração ou melhorar a pastagem do rebanho, por exemplo, evitando assim que os animais cheguem à fase reprodutiva acima ou abaixo do peso.

O aplicativo Roda do Crescimento, disponível para dispositivos com sistema operacional Android, é gratuito e pode ser obtido na loja virtual Play Store. A Embrapa também elaborou um manual que explica passo a passo como usar a ferramenta.

 

Compartilhar