MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Setor agrícola de Palmas/PR será retratado através do Censo Agropecuário 2017

por Guilherme Zimermann em 25 de outubro de 2017 7:49
por Guilherme Zimermann em 25 de outubro de 2017 7:49

image

Até fevereiro do próximo ano, todas as informações referentes ao setor agrícola da região de Palmas, Sul do Paraná, estarão sendo levantadas pelo Censo Agropecuário. Até lá, 23 recenseadores estarão percorrendo a região, num trabalho iniciado no dia 01 de outubro.

Na última semana, o chefe do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do Paraná, Sinval Dias dos Santos, e o coordenador técnico do Censo, Jorge Mryczka, estiveram em Palmas, supervisionando os trabalhos iniciais do levantamento e trazendo novas informações ao pessoal envolvido.

Na oportunidade, Santos reforçou a importância da participação dos agricultores, ao receber os recenseadores e prestar todas as informações de forma fidedigna, salientando que os dados são sigilosos, não sendo repassados para qualquer outro órgão, servindo apenas para retratar a realidade agrícola do município. “O produtor pode ficar seguro de que as informações que eles passarão ao IBGE têm apenas caráter estatístico, nada mais do que isso”, explica.

O último Censo Agropecuário foi realizado há 10 anos. De lá para cá, o cenário do setor é outro, avalia Jorge Mryczka, com uma expansão significativa na produção de grãos, de madeira, na pecuária, no setor avícola e na agropecuária como um todo. “Somos o segundo estado na produção de soja e milho, somos o maior produtor de trigo, feijão, cevada”, citando também a evolução do setor em Palmas.

Aponta para a força das lavouras de grãos, além das tradicionais culturas da batata e da maçã. “Os campos de Palmas também contam com um efetivo bastante significativo na pecuária de corte”, ressalta.

Ouça entrevista:

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar